quinta-feira, 9 de julho de 2009

Os pais na escola como pares!

Em Portugal continuam as teorias que degradam o ensino e que há muito já foram repensadas nos países com melhor desempenho escolar.
Por exemplo, em Portugal existe agora os Directores. Muitos deles sem a mínima formação para gerir financeiramente um agrupamento de escola e muito menos gerir e liderar pessoas.
Para agravar a situação alguns deles fazem-se passar por especialistas em Ciências de Educação, por conseguinte, querem colocar os pais a elaborar documentos técnicos que era suposto serem apenas os professores a fazê-lo, por exemplo, Planos de Acompanhamento ou Plano Curricular de Turma.
Qualquer dia já temos os pais a serem convidados a darem aulas aos alunos dos professores e num caso extremo a dar aulas aos próprios professores.
Sempre pensei que para se ser professor era necessário ter um curso superior especifico para saber como, quando e em que termos se ensina, ou ainda, quais as melhores estratégias pedagógicas e didácticas para que o educando ultrapasse as suas dificuldades.Com a Ministra de Educação de Portugal Lurdes Rodrigues parece que todos podem fazer o papel dos professores e os ditos directores vão atrás desta aberração

Sem comentários: